Etiqueta é a pequena ética

05/06/2017 - 6:40

A etiqueta é a pequena ética, é a preocupação com o outro. E isso me parece forte e importante. Mesmo assim, na atualidade ao se falar de etiqueta soa como algo fútil, supérfluo e fora de moda. Mas não é. Afinal, etiqueta é educação, um comportamento específico que demonstra cuidado e gentileza – e hoje em dia essas regras são aplicadas até no uso das tecnologias.

Tendo vivido aprendizados com protocolo, cerimonial e etiqueta sei o quanto isso valorizou o meu trabalho. Essas regras e rituais sinalizam o comportamento esperado em muitos momentos da vida no convívio social e profissional e acabam evitando saias justas e constrangimentos.

Sempre ligada e apaixonada pelo tema, busco me aprofundar nesse assunto. Recentemente, assisti e recomendo a palestra do professor e filósofo Renato Janine Ribeiro  – “Etiqueta e Ética”. E se você quiser se aprofundar nesse assunto vale a pena assistir (veja o link no final do texto).

A etiqueta espelha a cultura dos povos. E, se a gente prestar bem atenção, ela está presente no cotidiano de todos nós. E não estou falando apenas de saber montar uma linda mesa com vários talheres ou copos, saber onde sentam os convidados, a ordem de precedência num evento, como se envia um convite ou qual o jeito correto de se hastear uma bandeira… É isso e muito mais!

Você costuma levar flores quando é convidado para um jantar? Isso é etiqueta.

Você avisa quando não vai a um evento e agradece o convite? Isso é etiqueta.

Você permite que uma criança ou idosa passe a sua frente? Isso é etiqueta?

Você agradece uma gentileza ou um presente? Isso é etiqueta.

E o “bom dia”, o “como vai” o “obrigada”…

Esses gestos, essa etiqueta não estão fora de moda, porque educação nunca estará ultrapassada. Aliás, na minha opinião, deveria fazer parte do currículo escolar. Nenhum conhecimento da área do comportamento humano é descartável. A etiqueta como tão bem explica o filósofo Renato Janine Ribeiro é a pequena ética, é a nossa conduta na sociedade, é como agimos com os outros e como esperamos que os outros ajam com a gente. Então, mais etiqueta por favor!

Imagem: Rodrigo Brandão

8 Comentários

  • Mon

    05/06/2017 15:51 Responder

    Não conhecia Rodrigo adorei inclusive abordagem dele …
    Excelente

  • Isabela Bicalho

    05/06/2017 16:31 Responder

    Gostei muito da palestra, confesso que também nao o conhecia…
    Concluo que a etiqueta seja um conhunto de regras de comportamento advindo da etica a qual distingue o certo e o errado estruturada no valor absoluto que é o respeito ao próximo.
    Assim o nao julgar, o não humilhar são tambem atos determinantes da etiqueta e se não percebermos o seu verdadeiro sentido , a etiqueta vira apenas regras matematicas feito a tabuada decorada.

  • Fiquei encantada ! Adorei tudo parabéns querida

  • Lizete Ricci

    20/06/2017 12:34 Responder

    Muito bom e necessario! Você é sempre uma grande e brilhante profissional.Seu trabalho reconhecido por todos,agora com este blog vai ajudar inúmeras pessoas que queiram ter acesso aos conhecimentos da área.
    Parabéns e muito sucesso!

Deixe seu comentário